Galeria
O que é o sistema de ventilação e exaustão industrial?
Um sistema de ventilação e exaustão industrial é um conjunto de equipamentos de controle de ar usados para manter condições ambientais adequadas em áreas industriais. Estes sistemas são projetados para promover a troca de ar entre o interior e o exterior, garantindo que a temperatura e a qualidade do ar sejam adequadas. Além disso, eles também são projetados para controlar a pressão relativa no interior da área industrial, evitando que produtos e entulhos sejam levados para fora do ambiente.
Como Funciona o sistema de ventilação e exaustão industrial?
Sistema de ventilação e exaustão industrial são projetados para garantir que o ar seja totalmente renovável e regulado em quantidade e qualidade. Estes sistemas são projetados para fornecer o ar necessário para dormir a combustão em processos industriais, mantendo o ar nos limites permitidos de temperatura e qualidade do ar. O ar aspirado e expelido pelos sistemas também é filtrado, removendo partículas e outros contaminantes que afetem o processo.
Vantagens do Uso de sistema de ventilação e exaustão industrial
- Manutenção da pressão relativa no interior da área industrial, evitando que produtos e entulhos sejam levados para fora do ambiente.
- Remoção de vapores e odores produzidos durante o processo industrial.
- Controle de temperatura e umidade para melhorar as condições ambientais.
- Redução da poluição do ar provocada pelo processo industrial.
- Fornecimento de ar aspirado e filtrado em quantidade e qualidade adequadas.
A Project é uma empresa especialista em soluções para sistemas de movimentação de ar. Ela pode oferecer o melhor sistema de ventilação e exaustão industrial para atender às suas necessidades. Entre em contato conosco para fazer sua cotação e oferecer a melhor solução para o seu empreendimento.
Conheça sistema de ventilação e exaustão industrial
O que é um sistema de exaustão e ventilação industrial?
Um sistema de exaustão é um conjunto de equipamentos e dispositivos (exaustores, filtros e outros) que têm como objetivo remover gases, vapores, fumaças, partículas e outros poluentes do ar que são gerados durante processos industriais. Evitando assim, a contaminação do ambiente e preservando a saúde dos trabalhadores, podendo atuar também na promoção de conforto térmico.
Aplicações do sistema de exaustão e ventilação industrial
´Área alimentícia: são usados para remover fumaça e vapores produzidos durante o cozimento e processamento de alimentos;
Indústria química: são usados para remover gases tóxicos e vapores produzidos durante os processos químicos;
Indústria metalúrgica: são usados para remover fumaça e partículas geradas durante a fusão/transformação de metais;
Indústria farmacêutica: são usados para remover gases e vapores tóxicos produzidos durante a síntese de medicamentos;
Indústria automotiva: são usados para remover gases de escape dos veículos durante o processo de testes bem como nos processos de pintura.
Os sistema de ventilação industrial e o sistema de exaustão industrial podem ser projetados de diversas maneiras, dependendo das necessidades específicas de cada ambiente. Alguns dos componentes comuns incluem:
- · Exaustores industriais: equipamento utilizado para remover gases, vapores e partículas suspensas de um ambiente.
- · Coifas: dispositivos com a função de captar o ar perto fonte produtora de gases e particulados
- · Dutos: tubulações para transportar o ar contaminado ou quente para fora do ambiente
- · Filtros: elementos utilizados para remover impurezas do ar, antes de ele ser exaurido ou insuflado para um ambiente
- · O que é o sistema de ventilação e insuflamento?
- · O sistema de insuflamento de ar funciona da seguinte maneira: o ar é extraído da área externa por meio de dutos e ventiladores que promovem a captação do ar exterior. Este ar é conduzido então por uma rede de dutos, até ser depositado por fendas, grelhas ou bocais em um ambiente interno, com objetivo de renovar o ar ambiente.
A renovação constante do ar ambiente traz conforto térmico para aos colaboradores que trabalham no local, retirando do ambiente o ar interior quente e pesado para injetar ar novo e fresco. Contudo esse sistema não promove a redução da temperatura (tal como o sistema de climatização) e também não corrige a umidade relativa do ar.