Galeria
O sistema de exaustão industrial é um equipamento de grande importância para o funcionamento correto em diversos tipos de indústrias e ambientes onde necessite a movimentação de ar e controle de pressão. Estes sistemas são compostos por diversos elementos, como ventiladores, separadores, filtros, entre outros. O objetivo do sistema de exaustão industrial é assegurar a conforto térmico e umidade relativa, assim como a renovação de ar adequada.
COMO FUNCIONA A SISTEMA DE EXAUSTÃO INDUSTRIAL
Ajustes técnicos
Antes de qualquer implementação de sistema de exaustão, é necessário realizar alguns ajustes técnicos para assegurar o funcionamento adequado. Estes ajustes incluem escolher o melhor material para fabricar a estrutura; definir as dimensões das tubulações; a localização, tipo e tamanho de ventiladores e separadores; definir a pressão de trabalho; e escolher o melhor tipo de filtros. Após a configuração do sistema, é necessário realizar testes periódicos para verificar se o sistema está funcionando corretamente.
Manutenção regular
A manutenção regular é fundamental para garantir a vida útil dos equipamentos e a eficiência dos sistemas. Por isso, é importante contar com profissionais qualificados que façam inspeções periódicas e trocas de filtros e componentes, quando necessário. Além disso, é importante limpar periodicamente a caixa de exaustão industrial para manter o bom desempenho do sistema.
VANTAGENS DE USAR UMA SISTEMA DE EXAUSTÃO INDUSTRIAL
- Livre de poluentes: Os sistemas de exaustão industrial são excelentes para reduzir a poluição do ar em ambientes industriais, por removerem os poluentes da atmosfera e garantem a qualidade do ar.
- Eficiência: O sistema de exaustão industrial é altamente eficiente, por manter o ar limpo e livre de partículas e poeiras.
- Conforto: Quando bem instalado, a sistema de exaustão industrial consegue melhorar a temperatura, a umidade e o nível de temperatura no ambiente, o que torna o local mais confortável para as pessoas.
- Redução do ruído: O uso de sistemas de exaustão reduz a quantidade de ruídos gerados pelos equipamentos industriais, garantindo um ambiente mais saudável e confortável.
O sistema de exaustão industrial é uma das principais ferramentas para a manutenção da qualidade ambiental em diversos tipos de indústrias. Dessa forma, é extremamente recomendado contar com profissionais qualificados, que ofereçam soluções de alta qualidade e garantam a segurança e o bom desempenho do sistema. Se você deseja contar com um serviço de qualidade para a instalação e manutenção do seu sistema de exaustão industrial, entre em contato com a Project.
Conheça sistema de exaustão industrial
O que é um sistema de exaustão e ventilação industrial?
Um sistema de exaustão é um conjunto de equipamentos e dispositivos (exaustores, filtros e outros) que têm como objetivo remover gases, vapores, fumaças, partículas e outros poluentes do ar que são gerados durante processos industriais. Evitando assim, a contaminação do ambiente e preservando a saúde dos trabalhadores, podendo atuar também na promoção de conforto térmico.
Aplicações do sistema de exaustão e ventilação industrial
´Área alimentícia: são usados para remover fumaça e vapores produzidos durante o cozimento e processamento de alimentos;
Indústria química: são usados para remover gases tóxicos e vapores produzidos durante os processos químicos;
Indústria metalúrgica: são usados para remover fumaça e partículas geradas durante a fusão/transformação de metais;
Indústria farmacêutica: são usados para remover gases e vapores tóxicos produzidos durante a síntese de medicamentos;
Indústria automotiva: são usados para remover gases de escape dos veículos durante o processo de testes bem como nos processos de pintura.
Os sistema de ventilação industrial e o sistema de exaustão industrial podem ser projetados de diversas maneiras, dependendo das necessidades específicas de cada ambiente. Alguns dos componentes comuns incluem:
- Exaustores industriais: equipamento utilizado para remover gases, vapores e partículas suspensas de um ambiente.
- Coifas: dispositivos com a função de captar o ar perto fonte produtora de gases e particulados
- Dutos: tubulações para transportar o ar contaminado ou quente para fora do ambiente
- Filtros: elementos utilizados para remover impurezas do ar, antes de ele ser exaurido ou insuflado para um ambiente