Galeria
O QUE É SISTEMA DE EXAUSTÃO
Sistema de exaustão é uma forma de eliminar substâncias nocivas ou gases indesejáveis, provenientes de processos industriais e também da parte aerodinâmica, expelidos para a atmosfera. Por meio de processos de controle de emissão, esse sistema tem como objetivo minimizar ou suspender a emissão de gases nocivos, proporcionando um ambiente saudável para o trabalho, prevenindo acidentes e limitando o impacto ambiental.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE EXAUSTÃO?
Basicamente, o sistema de exaustão é composto de um ventilador ou bomba de vácuo, que fará a captura do ar, seguindo por um dispositivo com filtros adequados para a remoção de particulados e/ou vapores nocivos e posteriormente pode ou não ser tratado com eliminadores de odores e/ou compostos orgânicos voláteis, sendo o ar expelido para a atmosfera.
VANTAGENS DO USO DO SISTEMA DE EXAUSTÃO
- Evita acidentes;
- Previne doenças;
- Facilita a produtividade e garante a qualidade do ar;
- Proporciona um ambiente seguro para o trabalho;
- Garante redução de custos e pressão financeira;
- Melhora o meio ambiente;
- Limita o impacto ambiental.
Investir em sistemas de exaustão é uma forma de garantir segurança e saúde dos trabalhadores, além de evitar doenças provocadas por gases e substâncias tóxicas. Se você procura por excelência e profissionalismo na execução de sistemas de exaustão, conte com a Project, que possui vasta experiência na prospecção, desenvolvimento e execução de soluções para sistemas de movimentação de ar.
Conheça sistema de exaustão
O que é um sistema de exaustão e ventilação industrial?
Um sistema de exaustão é um conjunto de equipamentos e dispositivos (exaustores, filtros e outros) que têm como objetivo remover gases, vapores, fumaças, partículas e outros poluentes do ar que são gerados durante processos industriais. Evitando assim, a contaminação do ambiente e preservando a saúde dos trabalhadores, podendo atuar também na promoção de conforto térmico.
Aplicações do sistema de exaustão e ventilação industrial
´Área alimentícia: são usados para remover fumaça e vapores produzidos durante o cozimento e processamento de alimentos;
Indústria química: são usados para remover gases tóxicos e vapores produzidos durante os processos químicos;
Indústria metalúrgica: são usados para remover fumaça e partículas geradas durante a fusão/transformação de metais;
Indústria farmacêutica: são usados para remover gases e vapores tóxicos produzidos durante a síntese de medicamentos;
Indústria automotiva: são usados para remover gases de escape dos veículos durante o processo de testes bem como nos processos de pintura.
Os sistema de ventilação industrial e o sistema de exaustão industrial podem ser projetados de diversas maneiras, dependendo das necessidades específicas de cada ambiente. Alguns dos componentes comuns incluem:
- Exaustores industriais: equipamento utilizado para remover gases, vapores e partículas suspensas de um ambiente.
- Coifas: dispositivos com a função de captar o ar perto fonte produtora de gases e particulados
- Dutos: tubulações para transportar o ar contaminado ou quente para fora do ambiente
- Filtros: elementos utilizados para remover impurezas do ar, antes de ele ser exaurido ou insuflado para um ambiente