Galeria
O que é pressurização das escadas?
A pressurização das escadas é um sistema de movimentação do ar controlado por ventiladores, responsável por promover a circulação do ar entre andares da residência ou prédios, nivelando o ar para todos os quartos e ambientes. Ele funciona como um sistema de redução de pressão, fazendo com que o ar se movimente da base para o topo do prédio de forma contínua.
Como funciona a pressurização das escadas?
A pressurização das escadas funciona por meio de dois ventiladores posicionados no início e no fim das escadas dos prédios ou residências. O primeiro ventilador colocado ao início da escada é o de entrada, responsável por aspirar o ar do ambiente exterior, produzindo uma pressão diferencial que permite a circulação do ar através das escadas. O segundo ventilador é colocado no final da escada, e é responsável por soprar o ar para os ambientes dos prédios.
Vantagens da pressurização das escadas
- Maior conforto térmico;
- Circulação contínua e homogênea do ar;
- Redução de custos com aquecimento e ar condicionado;
- Maior eficiência energética dos equipamentos;
- Melhoria da qualidade do ar;
- Redução do uso de combustíveis;
- Mais segurança para o usuário;
- Proteção ao meio-ambiente;
A pressurização das escadas tem como objetivo a manutenção da qualidade do ar, facilitando tanto o seu aquecimento, como o seu arrefecimento, proporcionando uma melhoria significativa na vida dos usuários. Se você procura por uma empresa especializada em soluções para sistemas de movimentação de ar, a Project oferece serviços de excelência para o melhor funcionamento destes sistemas. Entre em contato conosco e receba um orçamento personalizado.
Conheça pressurização das escadas
O que é pressurização de escadas?
Pressurização de escadas éum sistema de ventilação mecânica forçada que possui uma série de ventiladores específicos capazes de pressurizar um determinado ambiente, neste caso escadas de emergência.
O intuito é evitar que a fumaça oriunda de um incêndio possa se concentrar na escada, criando um ambiente seguro para a retirada das pessoas do interior do prédio e facilitar a entrada dos bombeiros que vão combater o incêndio.
Os ventiladores são conectados de modo a gerar um ar insuflado que provoca a mudança de pressão entre a escada e as outras áreas do prédio. Eles são dispostos em uma câmara própria e conectados a dutos que levam o suprimento de ar a todos os andares.
O sistema todo conta com:
- Exaustor
O Exaustor do tipo centrífugo vai insuflar o ar para a escada de segurança.
- Duto de captação
Refere-se ao duto de ar que capta o ar do ambiente externo que chega à sala de pressurização para ser insuflado para o corpo da escada.
- Duto de insuflamento
É o duto que liga o ventilador ao duto vertical.
- Duto vertical
É o duto que direciona o ar pressurizado do ventilador até o corpo da escada.
- Grelhas de insuflamento
As grelhas de insuflamento distribuem e direcionam o ar no duto vertical para o corpo da escada. São reguláveis, de modo a assegurar a distribuição adequada do ar no ambiente.
Como funciona o sistema da escada de pressurização?
O sistema precisa estar conectado a sensores de fumaça instalados em todos os andares. Os sensores enviam sinais ao painel de alarme, que é acionado e ainda manda o comando para os ventiladores para dar início ao processo de pressurização da fumaça.
Quando não são acionados automaticamente é necessário fazer o acionamento manual. Assim que o ventilador passa a funcionar, o ar captado do ambiente externo pelas venezianas passa pela sala de pressurização e é distribuído para o corpo da escada pelas grelhas de insuflamento no duto vertical. O objetivo aqui é garantir a pressurização no corpo da escada.